Preocupados com a crescente verticalização da Vila Madalena, moradores locais buscam diminuir os índices permitidos de construção no bairro. Pela proximidade da região central e fácil acesso por seis estações de Metrô, além de amplo comércio, muitas ciclovias, a região é muito buscada pela população, o que gera especulação imobiliária e a substituição rápida de casas por edifícios.
Prefeitura fala
do Plano Diretor
De acordo com a Prefeitura, a atual Lei de Zoneamento e o Plano Diretor incentivam o desenvolvimento da cidade de acordo com os princípios urbanísticos contemporâneos, evitando o crescimento desordenado, preservando a qualidade urbana e ambiental e a dinâmica de vida nos miolos dos bairros. Qualquer intervenção local, seja ela de pequeno ou grande porte, deve seguir estritamente as legislações condizentes com a preservação ambiental e de patrimônio local, garantindo uma cidade mais moderna, equilibrada, ambientalmente responsável, inclusiva e com qualidade de vida.
Moradores descontentes
Entretanto, moradores da região demonstram preocupação com dezenas de lançamentos imobiliários. A demanda por locais em desenvolvimento, com transporte facilitado e acesso a serviços tem transformado a zona oeste. Exemplos disso é Pinheiros, Vila Madalena, Butantã e Brooklin. Com várias estações de Metrô e a presença de grandes avenidas, o Plano Diretor permite a verticalização de algumas zonas.
Há alguns meses, a Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais conversou com com uma representante de entidade local.
Gazeta de Pinheiros – Qual é a principal preocupação dos moradores da Vila em relação ao tema?
BB – Não moro na Vila e sim em Pinheiros, mas acredito que lá como aqui a preocupação é a ocupação desenfreada pelas construtoras dos espaços do bairro.
GP – Como a região vem se modificando na última década?
BB – Com o plano diretor atual, as casas e vilas perderam espaço por estarem em região super valorizada da linha do metrô.
GP – Os moradores locais já procuraram a Prefeitura sobre a verticalização da Vila Madalena?
BB – Em Pinheiros ninguém falou com a Subprefeitura, mesmo porque isso é da competência da Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB.
GP – A região possui estrutura para abrigar um processo de verticalização?
BB – A região vai ficar bem saturada, seja de carros, de pessoas e de prédios, segundos alguns é hora de vender o carro e comprar uma bicicleta, aqui em Pinheiros até é possível, mas imagina na Vila Madalena e suas ladeiras? Será que só o metrô vai ajudar, não acredito, em longo prazo deterioração total do bairro!