O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossa newsletter

23/09/2014

As melhores escolas públicas estão na região

Publicado em 22/08/2012

Região têm as melhores escolas públicas do Estado; Segundo Ministério da Educação

 

Segundo ranking divulgado pelo Ministério da Educação, a Escola de Aplicação da USP, no câmpus da universidade no Butantã, zona Oeste, aparece como a mais bem colocada no desempenho do 9º ano (8ª série) do ensino fundamental. Em segundo lugar está a Emef  Mal. Deodoro da Fonseca, no Caxingui.

Na zona Sul, a Escola Prof. Ennio Voss, no Brooklin Paulista, ficou em 1º lugar seguida da Emef  Des. Joaquim Cândido de Azevedo Marques, em Santo Amaro, que alcançou o 2º lugar no ranking.

Mas o que levou estas instituições a obterem estes resultados? No caso da Escola de Aplicação da USP, a escolha parece óbvia devido à boa localização. Entretanto, as salas são pequenas, pouco ventiladas, e a iluminação passa longe do ideal. Em vários trechos, a pintura está manchada ou descascada e, como a quadra é uma só, os garotos jogam futebol em um campinho de terra.

As contradições se explicam, porém, quando o cenário é somado aos personagens que a constitui. Na escola do Butantã os estudantes nem parecem morar no mesmo planeta. Quinze dos 54 professores fazem ou já concluíram mestrado ou doutorado. Os salários variam de 6 mil a 15 mil reais, enquanto que na rede estadual eles dificilmente chegam aos 2.500 reais.

Dois terços das vagas nas séries iniciais são sorteados entre filhos de funcionários, sejam eles faxineiros ou diretores, e o restante entre paulistanos de fora da USP. Os docentes planejam suas aulas em reuniões diárias e a grade inclui atividades como francês e ginástica olímpica.  

A comparação de universos serve como lição também para as escolas particulares. “Os pais se prendem muito as detalhes, como quadras magníficas, na hora de escolher onde matricular a criança, mas a estrutura pedagógica é o que mais interessa em se tratando de educação”, afirma a psicóloga Rosely Sayão, consultora de diversos colégios da capital. 

FECHAR

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia